domingo, 5 de julho de 2009

ALGUMAS TÉCNICAS E MÉTODOS CIENTÍFICOS



Cada área específica da Ciência possui o seu próprio Método, porém há algo em comum entre elas, que pode ser chamado de Metodologia Científica, entendida como uma estrutura geral que se aplica a qualquer procedimento tido como científico.
O Método Científico é o instrumento da Metodologia Científica. Numa definição em sentido amplo, Metodologia Científica é o estudo dos métodos de conhecer.
O trabalho científico é um conjunto de actividades que busca um determinado conhecimento.
Quando se faz uma pesquisa científica, nós fazemos actividades de identificação, reunião, tratamento, análise, interpretação e apresentação de informações para satisfazer certa finalidade.
Cada ciência busca a clareza (não gera ambiguidades), a precisão (adequação das ideias), e a objectividade (não se deixa afectar por crenças, desejos e valores).
Para que estas actividades se desenvolvam e também para que sejam divulgadas com eficiência, é preciso que sejam organizadas, sistematizadas. Assim, a eficiência de um trabalho científico depende de métodos e técnicas.
Então, num sentido mais estrito, a Metodologia Científica, como estudo dos procedimentos e técnicas da investigação e trabalho científicos, é o conjunto de definições, procedimentos, rotinas, métodos e técnicas utilizadas para a obtenção e apresentação das informações desejadas.
Assim, a metodologia científica ensina desde como fazer uma pesquisa bibliográfica, a ler e analisar os textos, resumos, ou seja, como fazer o próprio trabalho intelectual sobre o tema, até a como expor o trabalho feito, colocá-lo no papel, e divulgá-lo nos meios de publicação científicas, ou seja, escrever um artigo sobre o trabalho, publicá-lo num congresso profissional, até mesmo como escrever um livro.
Em geral, os cientistas recolhem dados, tanto qualitativos quanto quantitativos, que contribuem igualmente para o conhecimento aglomerado de um determinado tópico. Por outras palavras, os dados quantitativos não são mais importantes ou mais valiosos porque se baseiam em medições precisas [fonte: Audubon].

1 comentário:

  1. gostei muito. obrigadinho por ter partilhado isto connosco. :)

    ResponderEliminar