domingo, 5 de julho de 2009

INVENÇÃO DOS ÚLTIMOS SÉCULOS



Avião

Inventor: Alberto Santos Dumont

O Pai da aviação, inventor do avião e do relógio de pulso, Alberto Santos Dumont é um dos homens mais inteligentes do século passado. Nasceu a 20 de Julho de 1873 em Santa Luzia do Rio das Velhas, Minas Gerais, hoje cidade de Santos Dumont.
O avião veio permitir a rápida deslocação de pessoas e bens por todo o planeta. Nas últimas décadas, o avião foi o meio de transporte que mais contribuiu para a diminuição da relação distância tempo, sendo assim considerado um dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias.


Imprensa

Inventor: Johannes Gutenberg


Imprensa: sem dúvida, ao lado da energia eléctrica, essa foi a invenção mais poderosa e influente de todas, pelo alemão Johannes Gutenberg, em 1462. Antes dela, o conhecimento ficava restrito à pequena elite de religiosos, políticos, intelectuais, e pessoas ricas que tinham acesso aos livros manuscritos. A imprensa também tornou possível o ensino básico e revolucionou a ciência, através das revistas; a comunicação social de massa, através dos jornais e folhetos, e até a religião, através da Bíblia, o primeiro livro impresso.
A imprensa teve muita importância para o desenvolvimento cultural da humanidade. O seu aparecimento permitiu que os livros que no passado eram escritos à mão, passassem a ser feitos em série e de um processo manual passou-se para as máquinas, que rapidamente imprimem milhões de livros, jornais e revistas. A imprensa veio desta forma transformar-se num importante veículo de informação e educação, teve por isso um impacto notável para a humanidade, uma vez que permitiu uma possível transmissão rápida de notícias e informações para a maioria das pessoas.
Assim, podemos dizer que essa foi a "mãe" de todas as outras invenções importantes do milénio, pois influenciou-as indirectamente, ao possibilitar o enorme crescimento da ciência e das tecnologias.






Electricidade

Inventor: Thomas Alva Edison


Energia eléctrica: Desenvolvida prodigiosamente a partir da invenção revolucionária da lâmpada eléctrica de filamento, pelo prolífico inventor americano Thomas Alva Edison, em 1879 (uma inovação tão simples e omnipresente que muita gente não imagina o impacto que teve sobre a humanidade). A distribuição da energia eléctrica praticamente transformou uma sociedade que vivia e trabalhava apenas durante o dia, numa sociedade que funciona 24 horas por dia. Imaginem o que isso significa em termos de expansão das oportunidades educacionais, de trabalho e de lazer. Criou-se um sector industrial totalmente novo, que teve como motivação original a iluminação pública, mas que posteriormente passou a influenciar todos os sectores da actividade humana (inclusive as demais invenções de impacto do milénio, que funcionam à base de electricidade), envolvendo movimento, calor, propulsão, transmissão de informações, computação, etc.




Telefone

Inventor: Alexander Graham Bell

Historicamente é considerado o inventor do telefone. Contudo existem indícios que apontam como legítimo inventor Antonio Meucci (então pode ser considerado o aperfeiçoador do telefone), facto que foi reconhecido postumamente em 11 de Junho de 2002 quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução No. 269, na qual se reconheceu como o inventor do telefone.
Este aparelho permitiu a conversação à distância. O seu aperfeiçoamento ao longo dos tempos possibilitou fazer chamadas locais, interurbanas e internacionais. Hoje em dia é um bem indispensável sob a forma de telemóvel que nos permite comunicar para qualquer parte do mundo em escassos segundos de tempo. Hoje em dia seria impensável viver sem este tipo de comunicação.





Antibióticos

Inventor: Alexander Fleming

Antibióticos: De todas as descobertas voltadas ao bem-estar humano, esta foi a que transformou mais profundamente a nossa história, ao livrar-nos da maioria das infecções bacterianas que provocavam grande mortalidade no passado, como a tuberculose, a pneumonia, a meningite, a sífilis, a crupe, a gangrena, e outras. A partir da penicilina, descoberta ao acaso pelo médico inglês Alexander Fleming, em 1928, tornou-se uma grande indústria na Segunda Guerra Mundial. O médico e divulgador americano Charles Thomas, em seu livro "The Last Science", disse que a medicina só se tornou ciência verdadeira a partir dos antibióticos.
A descoberta dos antibióticos representou um dos maiores avanços da história da Medicina. Antes desta descoberta, qualquer infecção, por mais inocente que pudesse parecer de início, podia transformar-se numa infecção grave, muitas vezes com consequências fatais.



Microondas


Inventor: Percy Lebaron

O microondas foi inventado nos Estados Unidos pelo engenheiro Percy Lebaron Spencer, em 1946, mas em 1939 cientistas ingleses e americanos já tinham tido ideia semelhante.
O engenheiro Percy Lebaron saiu de casa para o seu laboratório para testar um magnetron, um equipamento electrónico gerador de microondas composto por ânodo cilíndrico e ranhuras que estão fixas no eixo do cátodo de aquecimento. Quanto mais ranhuras maior o seu rendimento. A certo momento resolveu comer um chocolate que tinha no bolso, mas o chocolate estava derretido, supôs então que o chocolate tinha ficado muito próximo do tubo de magnetron.
Foi então que teve mais curiosidade e foi testando os alimentos em frente ao tubo de magnetron. Um desses alimentos foi um ovo dentro de um recipiente. Um colega seu teve tanta curiosidade que se aproximou demasiado do recipiente e nesse instante o ovo explodiu, porque o ovo tinha cozido e rebentou devido à pressão. Depois destas experiências resolveu então desenvolver um equipamento electrónico que cozinhasse alimentos. E foi assim que surgiu o primeiro microondas, mas só em 1953 teve sucesso.
Este equipamento veio permitir à sociedade uma rápida confecção e aquecimento dos alimentos e hoje em dia é muito raro não encontrar este equipamento nas nossas cozinhas

1 comentário:

  1. noooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar