domingo, 5 de julho de 2009

BIOGRAFIA DE EGAS MONIZ


António Egas Moniz nasceu em Avança, Concelho de Estarreja, em 29 de Novembro de 1874. O nome de nascimento foi António Caetano de Abreu Freire, porque seu tio e padrinho, viria mais tarde a insistir para que o seu apelido fosse alterado para Egas Moniz, em virtude da sua família descender em linha directa de Egas Moniz, o aio de Dom Afonso Henriques.
Completou a instrução primária na escola do padre José Ramos e o curso do liceu no Colégio de S. Fiel, dos Jesuítas. Formou-se na Universidade de Coimbra em Medicina onde viria a ser professor de anatomia e fisiologia.
Foi transferido para a Universidade de Lisboa em 1911, dando aulas de Neurologia como professor Catedrático. Jubilou-se em Fevereiro de 1944.
Em 1950 é fundado, no Hospital Júlio de Matos, o Centro de Estudos Egas Moniz, do qual foi presidente. Um ano depois, esse mesmo centro é transferido para o serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria, actualmente ainda em funcionamento, no qual também existe um Museu do Cientista.
Egas Moniz contribuiu decisivamente, para o desenvolvimento da medicina ao conseguir, pela primeira vez, dar visibilidade às artérias do cérebro. Após longas experiências com raios X, descobriu a Angiografia Cerebral, que tornou possível localizar neoplasias e hematomas no cérebro humano, e abriu novos caminhos para a cirurgia cerebral.
As suas descobertas clínicas foram reconhecidas pelos grandes Neurologistas da época, que admiraram a perspicácia das suas análises e observações.
Os trabalhos que desenvolveram sobre Angiografia Cerebral foram premiados pela faculdade de Medicina de Oslo, (Suécia) em 1954. Quatro anos depois, foi galardoado pela Academia Sueca com o Prémio Nobel da Medicina, pela descoberta da relevância da Leucotomia pré-frontal no tratamento de certas doenças mentais.
Egas Moniz teve um papel activo na vida política. No regime de Sidónio Pais, durante o qual exerceu funções de Embaixador de Portugal em Madrid (1917) e Ministro dos Negócios Estrangeiros (1918).
Foi escritor e autor de uma notável obra literária, de onde se destacam as obras “A nossa casa” e “Confidências de um Investigador Cientifico”.
Foi um Português notável: foi médico, neurologista, investigador, político e escritor. Faleceu em Lisboa, a 13 de Dezembro de 1955.

7 comentários: