domingo, 5 de julho de 2009

AUTOBIOGRAFIA DO ENIAC

Eu nasci a 14 de Fevereiro de 1946 na Universidade da Pensilvânia. Fui patenteado a 26 de Junho de 1947 com o registo nº3,120,606. A minha mãe é Felismina Ciência e os meus pais são os cientistas John Eckert, pai efectivo e John Mauchly, pai biológico. O meu nome é ENIAC.
Eu fui, sem dúvida, o mais famoso da época em que nasci. Sou composto por 17,468 válvulas e ocupo várias salas. Sou uma máquina enorme de 30 toneladas, tenho 5,50m de altura e 25m de comprimento. Apesar do meu tamanho, o meu processamento é ridículo para os padrões de agora, processo apenas 5.000 edições, 357 multiplicações e 38 divisões por segundo, muito menos que uma calculadora de bolso.
Quando estou a trabalhar produzo tanto calor que necessito de um sistema de ar para arrefecer, por ser obeso.
Torno difícil a vida dos programadores, porque o meu processamento é feito através de 6.000 chaves manuais. A cada novo cálculo é preciso reprogramar várias das chaves. Isso sem falar no resultado que dou de forma binária através de um conjunto de luzes.
Não é à toa que a maior parte dos programadores são mulheres, só mesmo elas para terem a paciência necessária para programar e reprogramar esse labirinto de chaves várias vezes ao dia.
Quando era jovem, o meu sonho era realizar vários tipos de cálculos de artilharia para ajudar as tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. A minha vida não foi muito atribulada, depois do final da guerra acabei por contribuir no projecto da bomba de Hidrogénio.
Mas na idade de reforma tornei-me obsoleto e contraí algumas doenças, uma delas foi um vírus fatal que me levou à morte. O meu corpo foi doado, sendo os meus órgãos repartidos por vários museus do mundo, incluindo o Smithsoniar em Washington DC e no local onde nasci, na Moore School for Electrical Engineering.
A minha existência serviu de inspiração para muitos dos meus irmãos que nasceram nos anos seguintes.

Sem comentários:

Enviar um comentário