domingo, 5 de julho de 2009

A CIÊNCIA



A palavra ciência (do Latim scientia, significa "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de aquisição de conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa. É muitas vezes referida como ciência experimental para diferenciá-la da ciência aplicada, que é a aplicação da pesquisa científica a necessidades humanas específicas, embora as duas estejam regularmente relacionadas.

A palavra Ciência pode referir-se a:


  • Investigação racional ou estudo da natureza, direccionada à descoberta da verdade. Essa investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico - um processo de avaliar o conhecimento empírico;

  • O corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas. Conhecimento ou sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.

As áreas da ciência podem ser classificadas em três grandes dimensões:

Ciências Formais: inclui a Lógica e a Matemática Pura (o desenvolvimento de teorias) versus Aplicada (a aplicação de teorias às necessidades humanas); ou Natural (o estudo do mundo natural) versus Social (o estudo do comportamento humano e da sociedade).

Menos formalmente, a palavra ciência geralmente abrange qualquer campo sistemático de estudo ou o conhecimento obtido a partir desse.

Sem comentários:

Enviar um comentário