domingo, 5 de julho de 2009

CLONAGEM HUMANA

“A ciência e as controvérsias públicas”

A clonagem humana corresponde à recombinação entre moléculas de DNA de diferentes organismos, sendo permitido a partir daqui, replicar-se para produzir numerosas cópias do DNA.
A Clonagem humana é a produção de indivíduos geneticamente iguais.
Esta questão despertou a sociedade humana para os problemas éticos envolvidos na experimentação científica, levantando dúvidas sobre até que ponto a investigação deve ser libertada da consciência ético-moral.
A polémica gera-se em torno da clonagem de células do ser humano, reproduzindo assim um novo ser com identidade destruída, sendo estes considerados únicos e irrepetíveis, pois em termos múltiplos são considerados sem dignidade humana.
Este problema revela a problemática da preservação da natureza e do respeito pelos direitos humanos. Mas se por um lado se defende a individualidade, pois cada ser é único e insubstituível, por outro lado a clonagem vista de uma forma terapêutica seria bastante vantajosa para a medicina, ao permitir a clonagem de órgãos para transplante, o que poderia vir a possibilitar a cura de várias doenças existentes no ser humano.
Ao combinar-se a tecnologia da clonagem com a tecnologia do crescimento de células germinativas humanas, seria possível tratar doenças crónicas como o Alzheimer, Parkison, a reversão de ataques de coração, entre outras.
A nossa posição relativa à questão da clonagem é uma posição controversa, pois embora aceitemos o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da clonagem terapêutica, uma vez que as possibilidades de cura de determinadas doenças são infindáveis e sem este avanço a ciência pode ficar impossibilitada de investigar, por outro lado em relação à clonagem reprodutiva somos contra pois achamos que a sociedade não está preparada a nível ético e moral para aceitar a inclusão do outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário